26 de junho de 2010

London Festival of Architecture

Estah acontecendo aqui em Londres o LFA - Festival de Arquitetura de Londres. O festival conta com uma serie de eventos - palestras, tours pela cidade e alguns escritorios abrem suas portas para o publico interessado em conhecer um pouco da suas praticas, que se chama open studios. Ontem eu fui no open studio de um desses escritorios, o BDP. Foi muito interessante ver como um escritorio enorme funciona em Londres. Sao 4 andares. No 4o., eh o departamento de planejamento urbano. No 3o., o de projetos (residencias, escolas, quadras de tennis, operas houses, bibliotecas, enfim, tudo que voce pode imaginar). No 2o., eh o departamento de design de interiores e design grafico. E no 1o., finalmente, o de engenharia, iluminacao e conforto tecnico. Eh uma empresa! Imaginem, o maior escritorio de arquitetura que eu jah entrei tinha mais ou menos uns 20 funcionarios. BDP conta com 1200 funcionarios espalhados no Reino Unido, Irlanda, Franca e Holanda. Eh muita gente. E acho que eh assim que todos os escritorios deveriam ser, pra falar bem a verdade. Quanto mais gente pensando e projetando, melhor. Quanto mais gente pesquisando novos materiais, novas tecnicas, novos procedimentos, melhor. Por exemplo, eles desenvolveram tijolos feitos de garrafas PET, papel e plastico em geral. Tudo bem que a "cola" eh a resina, que nao eh, pelo menos ateh agora, um material sustentavel. Mas soh de voce pensar e ter a possibilidade de concretizar, jah eh um grande feito. Sem querer menosprezar o trabalho de arquitetos que tem seu escritorio e trabalham sozinhos ou em dupla, trio, etc. Mas na minha opiniao, eles nao sao e nem tem condicoes de ser a vanguarda, o topo, o melhor. Fiquei muito impressionada com a BDP. Serah que eles me aceitam pra servir o cafezinho??? hihii


Em tempo: uma nota nada a ver: o inferno soh pode ser a Central Line no verao! Aff, que calor!!!

Nenhum comentário: