4 de março de 2010

Sobre o sistema de cotas

Eu acho muito válido discutir a inserção em universidades públicas de pessoas que teriam pouca ou nenhuma chance se não fosse através do sistema de cotas. Não sei se esse sistema é a melhor maneira de garantir educação superior para essas pessoas ou não. E também não é isso que quero discutir aqui. O que eu acho absurdo é o desvio da atenção para esse assunto, o gasto de tempo, de verbo e verba, enquanto a educação básica fica negligenciada. Pois para mim parece óbvio que a discussão sobre cotas nas universidades seria um assunto irrelevante (ou bem menos relevante) se a base da educação fosse boa. Se tivéssemos uma educação pública de qualidade desde a pré-escola, teríamos, no final do ensino médio, a igualdade que o governo quer impor com as cotas. E essa seria a igualdade real. Eu acredito na educação. Eu acredito que cidadãos educados são melhores cidadãos, são cidadãos conscientes que querem o melhor e buscam o melhor.

Nenhum comentário: