29 de março de 2010

Os londrinos e a arquitetura

Uma coisa que eu achei diferente na Inglaterra do que aqui no Brasil, é que eles são muito críticos. Mesmo que eles não sejam super entendidos no assunto, eles falam o que pensam, discutem, debatem e tem argumentos! No meu caso, por ser arquiteta, senti na pele "a fúria" deles! haha
A maioria esmagadora das pessoas que discutiram arquitetura na minha frente (ou comigo) odeia, ODEIA, arquitetura moderna e tudo que vem depois. O Gherkin, por exemplo, é considerado uma aberração! Tipo, o povo odeia com todas as forças e xinga muito o arquiteto responsável, o Norman Foster, que, diga-se de passagem, é um dos arquitetos contemporâneos mais importantes. Mas tudo bem, eu não acho que o Gherkin seja o melhor exemplo de arquitetura moderna. Mas tem uma explicação. Mas o povo não quer saber. É feio e não deveria estar ali. Porque não fazem prédios como os de antigamente? - é o que eles dizem. Prédios de antigamente seriam no estilo vitoriano. É, tudo bem... mas a arquitetura evoluiu. Materiais, técnicas, sistemas de construção. E quando eu falava isso, nossa, aí sim... era a fúria! Eles diziam: no que isso é evoluir?? Só é mais feio!
Só sei que a impressão que tive é que os ingleses são muito conservadores quando se trata de arquitetura. Uma obra de Niemeyer como o MES no Rio ou Brasília seria mega criticada. Não sei nem se existiria. E eles são categóricos. Não aceitam nenhuma argumentação. Cabeça-dura mesmo! Então eu, uma pobre defensora da arquitetura moderna, ficava lá... tentando, tentando... e morrendo na praia... haha

2 comentários:

Helô Righetto disse...

eu acho q eles sao muito cabeca fechada nesse assunto. legal, as casinhas vitorianas e tal, mas o mais bacana é misturar a tradicao com o moderno, né? eu gosto sim do gherkin e acho q ele mesclou super bem com a paisagem!!! a inglesada vive no passado, eu hein!!!!

Pajeu disse...

Amoreeeeeeeee que saudades..o que seria de nossa amizade se não fosse a net hein? Mesmo assim ainda restariam as cartas,rsrsrs. Adoreiiiiiiiiii as notas do seu cotidiano, na verdade sou um apaixonado por cotidiano, meu e dos outros, desde que seja interessante. Claro que irei te visitar em Londres. Quando vc muda? Acho que farei um tour pela Eurora a partir do natal até o final de janeiro. Nos encontramos por lá para tomar um thé? Depois nos veremos em Paris, pour prendre du café dans quelque boulevard et pratiquer notre français (mon terrible français avec l'accent du garçon de la "novela", rsrsrs. Agora que descobri o caminho passarei por aqui mais vezes pour te rendre visite.
Tu me manques beaucoup mademoiselle, me manque particulièrement nos cours de la danse classique. Bisoussssss