24 de março de 2010

Ser ou não ser, eis a questão

Arquitetura é engraçada. Se você é arquiteto, você pode ser, pelo menos, 15 coisas diferentes (pelo menos aqui no Brasil) diretamente ligadas à profissão - fora as outras coisas com as quais você tem contato na faculdade e dá vontade de aprofundar depois. Nosso campo de atuação é bem vasto. Você pode ser um arquiteto de coisas pequenas, como uma colher ou de coisas grandes, como uma cidade. Aliás, esse era o tema da Bauhaus - escola fundada pelo arquiteto Walter Gropius, na Alemanha. Muita gente já me perguntou: e qual a diferença entre o arquiteto e o engenheiro? E eu cito exatamente Walter Gropius: "Arquitetura começa onde termina a engenharia". A arquitetura, ao meu ver, é uma escultura com funcionalidade. Ou seja, é bonita, mas tem uma função. Além disso, a principal razão de ser da arquitetura é a criação de espaços. Espaços de qualidade. E é aí que mora a grande utopia dos arquitetos. Acho que todo arquiteto tem um sonho utópico de melhorar/mudar o mundo. É bem verdade que os espaços onde vivemos nos influenciam em muitas coisas (até no seu humor, é verdade!). Mas é impossível criar um espaço que seja perfeito para todos. Mas os arquitetos sonham... e é tão bonito...

3 comentários:

Helô Righetto disse...

opa, arquiteto de coisas pequenas (???) é designer de produto!!! tipo o q eu era, rsrsrsrs

Dedé disse...

hahaha
É verdade! Mas pode ser arquiteto tb, né? Quero dizer, antes de ter o designer de produto, arquitetos faziam isso, né?
E coisas pequenas no sentido literal da palavra, pq não quero diminuir ninguém!! :)

Juliana disse...

Débora
Eu tb concordo com vc é um campo muito vasto.
Eu sou apaixonada por Bauhaus.
O que acho interessante o arquiteto pensa na usuabilidade. E por isso que hoje temos arquitetos de informação, arquitetos de negocios em TI.
Tem um site que eu vi um video muito legal (que vc me fez lembrar) vou procurar e posta no meu blog.