4 de março de 2010

Elementar, meu caro Watson

Outro dia fui assistir ao filme do Guy Ritchie sobre esse clássico do suspense. Na casa da minha vó tem a coleção inteirinha do Sherlock. Quando eu tinha uns 13 ou 14 anos, eu li. Tudo, tudinho! Me apaixonei pelo Sherlock e nenhum livro nessa linha - policial/suspense - que li depois dele (nem mesmo os livros da Agatha Christie) me agradava tanto como os do Sherlock. Então, foi com grande curiosidade e entusiasmo que fui assistir ao filme. Mas... não deu liga... confesso que me decepcionei. Como filme de ação, é até legal, porque prende sua atenção, muitas lutas, explosões, objetos voando. Mas a alma dos livros do Sherlock, aquele barato de desvendar um crime através do raciocínio lógico, não rolou. Então pensei: será que eu tô pensando certo? Será que tô sendo muito crítica? Então resolvi pegar os dois primeiros volumes da coleção na casa da minha vó e reler. Gente, sério, Estudo em Vermelho continua sendo o clássico dos clássicos nesse gênero da literatura! É tudo bom... a descrição da cidade de Londres, a relação com Dr. Watson, o raciocínio lógico... imperdível. Acho q todo mundo devia ler. Sério.

Pra quem gosta como eu ou é só curioso mesmo, vale a pena ler o artigo na wikipedia sobre o personagem. Tá em inglês, mas faz um esforço que dá ou traduz a página. O artigo em português não é tão completo.

Nenhum comentário: