1 de agosto de 2011

Geffrye Museum

Sabado fizemos um programinha bem bacana. Aproveitamos o solzinho e andamos de casa ate o The Geffrye: Museum of the Home. O predio do museu foi construido em 1716 pela Companhia de Ferragens com doacao de Sir Robert Geffrye (que foi Master da Companhia duas vezes e prefeito de Londres) e abrigou pessoas pobres e/ou idosas por mais ou menos 200 anos. No comeco do seculo XX, Shoreditch (onde o museu se situa) se tornou uma das areas mais populosas e insalubres de Londres e a Companhia resolveu vender o predio e realocar as pessoas em outro lugar. Depois de uma peticao contra a demolicao do lugar, o predio se tornou o Geffrye Museum, que foi inaugurado em 1914. O Museu retrata o estilo das salas (living rooms) da classe media inglesa. As suas colecoes de mobiliario, tecidos, pituras e artes decorativas sao exibidas em uma serie de salas que abrangem desde 1600 ate os dias atuais. 


"A mostra leva o visitante a um passeio atraves do tempo, do seculo XVII com carvalho e paineis, alem do esplendor refinado do periodo georgiano e o estilo elevado dos vitorianos, para a modernidade do seculo XX, como visto em um flat do de 1930, um quarto do meio do seculo no 'estilo contemporaneo' e um espaco de morar (traducao livre) em um deposito convertido". 


A exposicao permanente tem entrada gratuita, mas ate final de Agosto esta acontecendo uma outra exposicao, sobre a casa da classe media japonesa e essa custa £5. Alem da exposicao, os jardins que envolvem o predio sao lindos e a gente ficou sentado um tempao apreciando o solzinho na cara :) e eu aproveitei e tirei umas fotinhos, de qualidade duvidosa, mas tudo bem (gracas ao celular que tem camera e a cachola que lembrou de tirar fotos de alguma coisa nessa vida!).


Escrivaninha da sala em 1695.
Lareira na sala em 1790.

A sala que eu mais gostei: 1830.



Sala de 1965.
Geffrye Museum: 136 Kingsland Road, Shoreditch - E2 8EA


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Dé.
As fotos estão boas. Dá para se ter uma idéia do local e do museu.
Beijos.

Sandra disse...

Dé, tudo bem com você?
Tenho acompanhado os seus posts e gosto muito de todos.
Já disse e repito: aprendo muito com eles!!!

bjs

Tia Sandra