31 de agosto de 2011

A arquitetura e eu

Com a correria do dia-a-dia e os caminhos que a vida nos impoe, muitas vezes eu me esqueco porque eu resolvi ser arquiteta. E o que me fascina tanto para me fazer continuar nessa profissao. Mas daih, eu me deparo com um projeto como o esse aqui e eu lembro. A principio, um projeto simples, nada de mais. Mas o espaco da sala me conquistou (mesmo que o resto do apartamento nao seja muito do meu gosto). O jeito como a luz natural se mistura com o ambiente, como sombreia os moveis e como se integra com a iluminacao artificial. A linha curva do gesso no teto, que dialoga com a escada e com a outra parede na qual se apoia. Obvio que nao eh perfeito. Varias coisas ali me deixam "de cabelo em pe", mas na sua imperfeicao, o ambiente eh perfeito. E me faz querer desenhar e "croquizar" e brincar com as linhas, tentando criar espacos criativos, atrativos... Perfeitos. Perfeitos no papel, claro. Eu acho que eh praticamente impossivel um projeto sair na realidade, o que se previa no papel. E eh por isso que eu gosto tanto da teoria e da historia da arquitetura. Porque os arquitetos tem tantas ideias, tantos conceitos, eh tao bonito... a historia por tras de cada projeto eh tao bonita, mas daih vem a realidade. E nem sempre eh tao bonita quanto a ideia. E somente os bravos conseguem concluir o processo. 

Nenhum comentário: