22 de agosto de 2011

Entre o novo e o velho... oh duvida cruel!

A noticia desse post eh uma pouco velha... eu estava guardando esse texto pra uma outra coisa, mas ja que nao rolou, vou postar aqui mesmo :)



Sabe dessas coisas que existem ha muitos anos e de tao simples, entram no nosso imaginario como se existissem ha milenios e a gente nao consegue pensar em nada diferente? Pois entao, o atual mapa do metro de Londres eh uma dessas coisas que eu achava que existia desde sempre, nunca dei muita atencao, mas a primeira versao desse mapa eh de 1930. Acho que me sentia assim porque o mapa eh simples, facil de ler e entender e com uma selecao de cores bem bacana. So que nao eh geograficamente preciso (principalmente depois que varias linhas novas entraram em circulacao). Entao o designer Mark Noad resolveu fazer a sua versao para o mapa do metro e acabou gerando uma polemica danada! O desenho original, do designer Harry Beck, foi atualizado pela ultima vez em 1960. Desde entao, o metro ganhou muitas outras linhas e o desenho do mapa foi se adaptando sem perder o design original. O que Noad aponta eh que o design antigo nao guarda nenhuma ou quase nenhuma relacao com a realidade. E que o novo desenho eh mais preciso na relacao com as distancias reais entre as estacoes. Os ingleses, como bons conservadores que sao, estao idignados com essa nova ideia! Na minha opiniao, o design do mapa atual eh um classico! Eh facil de entender, de se localizar, tem cores interessantes, que prendem a nossa atencao. Eu nao acho que o mapa do metro deva ser uma copia fiel da realidade, mesmo porque, eh para isso que existem os mapas da cidade, certo? Mas tambem nao acho que a ideia deve ser descartada. Na verdade, acho que deveriam disponibilizar os dois mapas e a pessoa escolhe qual usar. E ninguem precisa ficar nervoso! :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Visualmente, penso que o mapa novo é mais interessante. Mas, tanto um como outro são eficientes no que se propõem: possibilitar que as pessoas encontrem os lugares de seu interesse nessa cidade maravilhosa.