17 de junho de 2013

Os meus 20 centavos

Não tem como, estando no Brasil (e fora dele tb, basta ser brasileiro), não saber dos protestos que estão acontecendo em São Paulo e algumas outras cidades do país por um transporte público de qualidade. E aqui vai a minha opinião e a minha revolta. Quero deixar claro que não moro em São Paulo e não participei de nenhum protesto (por falta de oportunidade mesmo), mas acho que a questão vai muito, mas muito além de São Paulo e do transporte público.

Nada. Repito: NADA justifica a violência da polícia. Sim, existiram alguns manifestantes que depredaram bens públicos. Mas a maioria das pessoas estava lá pacificamente e protestando por um direito, que deveria ser de todos: o de ir e vir, o da mobilidade urbana.

O movimento era pela passagem de transporte gratuita, mas escalou para algo muito maior. É uma dessatisfação generalizada. Um progresso bradado aos quatro ventos que o povo não vê na sua realidade. 

Deixo aqui todo o meu apoio aos manifestantes e todo o meu repúdio à violência utilizada pela Polícia (militar, diga-se de passagem). 

E alguns textos que acho que valem a pena serem lidos:

Quanto valem 20 centavos.
Em torno do direito de ir e vir: existe diálogo em São Paulo?
Quem não reagiu está vivo.
Esse vídeo (que apesar do Pondé, está bom).

E esse outro vídeo, que não tem necessariamente a ver com os protestos, mas mostra a violência com que a PM resolve qualquer questão.

Nenhum comentário: