5 de novembro de 2010

Remember Remember the fifth of November

No dia 5 de novembro é comemorado aqui na Inglaterra a chamada Guy Fawkes Night ou Bonfire Night. A celebração teve origem em 1605, quando a conspiração de alguns católicos para depor o rei James I (protestante), falhou. O plano era explodir a parte do parlamento conhecida como House of Lords. Mas o plano foi revelado e a polícia conseguiu chegar a tempo de descobrir um dos conspiradores tomando conta de 36 barris de pólvora. Esse conspirador é Guy Fawkes, que dá o nome à celebração. Do grupo de 12, apenas 8 sobreviveram ao embate (inclusive Fawkes) com a polícia, mas foram julgados e condenados à forca e esquartejamento. 


Hoje em dia, o 5 de novembro é comemorado com muitos fogos de artifício e fogueiras. É comum também fazer um boneco (como o nosso Judas) e queima-lo na fogueira. Quem se interessar em assistir aos fogos hoje à noite, pode dar uma olhada nesse site


Uma curiosidade: o filme "V de Vingança" se baseia nesse fato e o plano do personagem principal também é explodir o parlamento. 

Nenhum comentário: