17 de novembro de 2010

Louvre

Li na UOL que o Museu do Louvre, em Paris, "está fazendo uma campanha sem precedentes" para adquirir uma obra do artista alemão Lucas Cranach, de 1531. A obra é avaliada em 4 milhões de euros e o museu tem apenas 3 milhões no momento e teme que se não adquirir a obra até janeiro, ela possa ir para mãos de colecionadores particulares e nunca mais ser mostrada ao público ou até sair da Europa. Eu, particularmente, não vejo muitas coisas especiais na obra. Ela é, supostamente, uma versão irônica do tema renascentista das três graças. Sim, é sensual e tem um quê de ironia, mas além disso... não vejo muito. Veja bem, não sou nenhuma expert e a minha opinião é baseada simplesmente na minha empatia pela obra, que por sinal, eu vi apenas pela internet (o que não pode ser base pra opinião séria de ninguém!). 
Na reportagem, o jornalista cita um post de um leitor do jornal Le Figaro, que diz: "Sarkozy ou Bettencourt, da L'Oreal, deveriam comprá-lo e doá-lo ao Louvre, para que os milhões de visitantes possam pensar neles enquanto passam por ele", se referindo ao presidente (cujo novo avião presidencial custou 84 milhões de euros) e à Liliane Bettencourt, herdeira da L'Oreal e mulher mais rica da França, que teve seu nome ligado recentemente à escândalos de fraude. 
Me pergunto, será que o leitor não está certo? Porque os contribuintes, que já pagam o suficiente, devem doar dinheiro para uma obra? Mas acho que como é público, todo mundo será beneficiado, devemos sim ajudar. Mas que essas pessoas com muito dinheiro deveriam ajudar com muito mais dinheiro do que nós, isso é verdade...
Mas o que eu acho de verdade é que está todo mundo cansado de tanta corrupção e canalhice dessas pessoas, mas isso é assunto pra outro post...


Uma das pinturas sobre o tema: Three Graces, Raphael. Daqui.



Obra de Cranach.

Um comentário:

Helô Righetto disse...

concordo com vc. eu amo arte, mas honestamente prefiro doar meu dinheiro a campanhas contra obreza e luta contra o cancer!!! poxa, o louvre ja eh um museu endinheirado né? se for pra mae de colecionador particular, q vá ué!!! ninguem vai morrer por nao ter visto uma tela ao vivo... anyway, cada um é cada um!!!!