3 de maio de 2012

Mais uma divagação

É gente... eu ando meio "filosófica". Uso essa palavra somente porque é o mais perto que consigo chegar de uma palavra que explique que eu ando discutindo comigo mesma as questões que eu leio nos jornais e revistas do Brasil. Enfim, vi essa matéria da Amanda e fiquei perplexa com os comentários dos leitores!
Se você ler a matéria com atenção, vai perceber que em nenhum momento ela faz apologia ao jeito como os espanhóis tratam os brasileirtos. Em nenhum momento ela diz que eles podem nos tratar assim mas nós não podemos trata-los da mesma forma. Em nenhum momento! O que ela diz é: tratar o imigrante (qualquer um) espanhol do mesmo jeito que eles já trataram os brasileiros não é a melhor tática diplomática. Daí entra a minha opinião: devemos SIM exigir documentos, cartas, etc, etc para pessoas que não venham fazer turismo. Mas não acho que devemos hostilizar/abusar/maltratar pessoas que não tenham esses documentos!! Onde já se viu isso? A Espanha fez isso conosco? Sim. Isso nos permite agir da mesma forma? Eu acho que não. O nosso governo deve sim brigar pelos nossos direitos. O governo brasileiro deve sim retaliar qualquer ação do governo espanhol que seja discriminatória. E sim, o que fizeram com aqueles brasileiros que estavam com todos os documentos e só fazendo escala para um congresso na Alemanha foi um total absurdo! Para indignar qualquer um mesmo! Mas não podemos esquecer que imigrantes irregulares são ruins para qualquer país. E daí vem a pergunta, de novo: com o Brasil em posição vantajosa nesse momento, é esse país que nós queremos que seja líder mundial? É repetindo os mesmos erros dos países que já estiveram nessa posição que vamos chegar a algum lugar? Eu acho que a única maneira de o Brasil realmente se tornar um líder, é se posicionando de maneira diferente, pensando amplamente, no futuro não só imediato, mas no futuro distante. Thinking outside the box, porque acho que não é novidade pra ninguém que esse modelo está em decadência... é?


PS-Eu não gosto muito de abordar esses temas no blog porque não quero textos grandes (acho que ninguém tem saco de ler) e também, acho que não dá pra fazer um resumão de um assunto tão complexo. Mas enfim... é uma tentativa e logicamente, vários argumentos podem ser furados ou podem ser muito artificiais e deveriam ser explicados melhor. Fica a tentativa, pelo menos :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Dé,

Você tem razão.
Não li a matéria do blog citado, mas, sua argumentação é toda ela correta. um país grande não se iguala por baixo.

Beijos.