22 de abril de 2012

A place to call home

Ontem eu fui à uma exibição na RIBA (Royal Institute of British Architects). Eu, arquiteta de araque que sou, nem sabia que o prédio da RIBA também abrigava exposições. Enfim, essa conta com curadoria da Sarah Beeny, que é, além de property developer (algo que o google traduziu como incorporador de imóveis - mas eu nem sei se essa profissão existe no Brasil), apresentadora de alguns programas do Channel 4 sobre imóveis. A exposição é muito interessante e conta, de maneira bem sucinta, a história da casa - ou melhor, do lar - inglês desde o século XVIII. Fala das casas georgianas, victorianas até os dias atuais. E tenta explicar como, por exemplo, a idéia da máquina de morar se transformou nas habitações populares do governo. É interessante observar que, apesar de técnicas e materiais novos terem surgido, a preferência dos ingleses (veja bem, falo aqui da minoria, de quem tem dinheiro para comprar uma casa e, além disso, pode escolher) é pelo detalhe e aparência de casas georgianas e victorianas. Eu gostei bastante da exposição e, pra quem gosta de design e arquitetura, vale a pena ficar ligado no website da RIBA para novas exibições e mostras. Na verdade, só a ida até o prédio, em estilo art deco, já vale. O átrio tem uma escada majestosa que liga o térreo ao primeiro andar, onde você se sente num filme dos anos 30.

Nenhum comentário: