11 de março de 2012

Day trip

Esse sábado a gente resolveu deixar a preguiça que sempre impera de lado e fomos fazer uma day trip. Eu estou numa missão de conhecer mais do Reino Unido e tem tantos lugares bacanas aqui e que são muito perto, que não aproveitar parece loucura! Eu amo castelos, então, numa busca nada específica no google, eu achei um no caminho entre Londres e Hastings (na costa sudeste) e que era só 1h30m de carro daqui! Pronto, perfeito. Quando eu tinha 16 anos, eu morei em Hastings por um mês, fazendo curso de inglês e sempre quis voltar! Então ficou combinado, a gente ia ao castelo e depois pra Hastings. Íamos alugar um carro, mas a irmã do namorado nos emprestou o dela! Eu já tinha olhado que não estava previsto chuva, mas não esperava o dia lindo que fez! A partir do meio-dia, fez um solzão e calorzinho até... e eu me arrependi de não ter meus óculos de sol comigo. 
O Bodiam Castle foi construído por Sir Edward Dalyngrigge, um cavaleiro do rei Edward III, para defender aquela área da invasão francesa na guerra dos cem anos. É um dos melhores representantes ingleses de castelos medievais, em forma quadrangular, com torres em cada ponta, cercado por água. Depois de permanecer intacto por vários séculos, em 1641 o castelo foi vendido para pagar dívidas e foi parcialmente destruído. Depois disso, o castelo foi vendido algumas vezes e parcialmente restaurado pelos seus respectivos donos. Em 1925, foi adquirido pelo National Trust, que é o órgão do governo inglês que cuida de locais históricos ou de interesse pra humanidade (além de castelos, palácios, casas, jardins, também cuida de algumas reservas naturais e tudo que for classificado como patrimônio da humanidade). Apesar de seu interior estar em ruína, o exterior está perfeitamente conservado e é lindo! É tudo o que você imagina quando a palavra castelo é dita.




Bom, depois de 14 anos, eu voltei à Hastings! Fiquei com muito ódio porque tinha esquecido onde coloquei os papéis da escola e as cartas que troquei com a dona da casa onde fiquei hospedada. Lembrei quando já estávamos na estrada e não tinha como ligar pra minha mãe pra perguntar. Mas valeu a pena ter ido do mesmo jeito!!! O dia estava lindo, sol, calor e o mar calmo, calmo... Foi o final perfeito para um dia maravilhoso! E diz a tradição, que estando no litoral, você tem que comer fish and chips e foi isso que fizemos... um ataque do coração em forma de comida, mas de vez em quando pode... hehe
Fiquei feliz de ver que a cidadezinha pacata e até meio boring de 14 anos atrás está super agitada e viva. Várias famílias, adolescentes, velhinhos passeando pelas ruas e pelo calçadão. Cafés e restaurantes gostosinhos! A única coisa que me deixou bem chateada foi que o pier onde a gente ia quase toda a noite foi praticamente destruído em um incêndio em 2010 e a prefeitura ainda está tentando arrecadar dinheiro para restaurá-lo.

3 comentários:

Raquel Ramos disse...

Muito interessante e voce deve postar mais lugares da Inglaterra, porque turistas brasileiros quando vão para Inglaterra, se detém a Londres, no máximo Liverpool.

Anônimo disse...

Lindo, lindo esse castelo.

Beijos.

Sandra disse...

Dé, bacanérrimo o seu post!
Estou aproveitando todas as suas dicas para quando eu fora londres.

bjs
Tia Sandra