4 de março de 2012

Ai arquitetura contemporânea...

Eu sou um pouco suspeita pra falar de aquitetura moderna/contemporânea. Apesar de não gostar de várias coisas depois de construídas, eu adoro o discurso. Eu gosto da teoria, eu sou daquelas que leem o que os arquitetos escrevem sobre a obra. Eu gosto da explicação. Enfim... em geral, eu gosto de qualquer obra aruqitetônica que tenha uma explicação/inspiração/processo plausível. Por sorte, Londres abriga escritórios famosíssimos de arquitetura, aqueles que você estuda na faculdade, aqueles que fazem história, aqueles que fazem a arquitetura evoluir! Alguns nomes são Zaha Hadid, Richard Rogers e Foster+Partners. Isso faz com que a cidade seja um canteiro de obras interessantíssimo! Acessível para - em teoria - qualquer um! Isso é muito estimulante! E claro, depois da obra pronta, poder conviver, habitar, trabalhar em lugares como esses, é ainda melhor! Então, imaginem a minha empolgação ao ver no papel essa obra abaixo do Foster+Partners:


Esse projeto está em construção na City (eu passo por lá todo dia no meu caminho pro trabalho). Será um prédio de escritórios, mas o térreo terá lojas, cafés, restaurantes, etc para todas as pessoas usarem esse espaço da melhor maneira possível. E esse corredor no meio, antigamente era uma rua mesmo - a rua mais antiga do país - que foi fechada no século passado (se não me engano) e agora eles recuperaram essa "passagem". Sabe, esses detalhes que a maioria das pessoas nem perceberia ou nem ligaria, para mim, fazem toda a diferença! Deixam o projeto muito mais interessante! Na prática, pode até ser que não funcione, mas é errando que se aprende! :) Enfim, eu acho que depois de pronto, esse complexo vai fazer a City e essa área ficarem super vibrantes e será um local onde as pessoas vão querer ir! 

Nenhum comentário: