1 de fevereiro de 2012

O Brasil e o V&A

Sexta-feira passada eu fui ao Victoria and Albert Museum em uma late Friday (de sexta, o museu fica aberto ate as 10h da noite) para a Brazilian party. A ideia era chamativa: musica brasileira, workshops, instalacoes de artistas brasileiros e comida e bebida tipicas. Na realidade... bom na realidade tudo eh diferente, ne? A Marina fez esse post muito bacana e as vezes eu me sinto assim. Nao vou esculhambar o V&A, porque eh um museu que eu gosto muito e tambem naop vou esculhambar os organizadores brasileiros. Mas poxa... tanta coisa legal pra mostrar sobre o Brasil. Tanto estilo musical que o pessoal nao conhece, artistas novos, etc. e adivinha? Foi lah o clichezao do samba das muletas peladas, funk do Tropa de Elite e uma instalacao super mixuruca de algumas sombrinhas de frevo pendendo do teto. O que eu fiquei pensando foi: uma oportunidade dessas, em um dos museus mais bacanas e famosos de Londres, um publico heterogeneo... enfim, tinha tudo pra mostrar a diversidade do Brasil para um publico enorme e eles vao la e apresentam a mesma ideia que a populacao nao-brasileira ja tem na cabeca. A gente aqui tentando explicar que o Brasil eh muito mais que samba, mulher pelada e futebol e os caras me dao uma dessas... me revoltei um pouco... mas enfim, vai uma fotinho do futebol de botao que por um lado eu achei super legal, mas por outro eh a mesma historia... o tal do cliche...

Nenhum comentário: