29 de setembro de 2011

Edinburgh III

Esse eh um post curto (acho), soh pra falar de uma coisa que eu esqueci nos outros dois. Depois disso, soh uma lista com restaurantes/cafes legais que eu fui e acho legal compartilhar para quem nao tiver ideia de bons lugares para comer (como era o nosso caso) e nao ter que depender do pai google.


Bom, a cidade velha eh a parte onde fica o centro, o Castelo, a Royal Mile, etc. Mas existe a parte nova da cidade tambem que fica do outro lado de onde era o Nor Loch. Construida em etapas entre 1765 e 1850, mais ou menos, eh considerada uma masterpiece do urbanismo e eh patrimonio da UNESCO. Projetada por James Craig, o desenho eh baseado na bandeira inglesa. A maioria dos predios ainda conserva a arquitetura original neo classica. Voce tambem pode ouvir as pessoas se referirem a essa parte da cidade e a essas construcoes como georgianas. Mas daih elas estao se referindo ao periodo (durante o reinado de George III) em que foram construidas e nao exatamente ao estilo (que eh o neo classico). As ruas tem nomes de reis ou apenas o titulo, como Queen Street. Mas a rua principal eh a George Street (onde fica o hotel que a gente ficou, lembra?), nome do rei na epoca (George III). Nos seculos XVIII e XIX morar nessa parte da cidade era muito fashionable (chique, elegante). 


Hoje em dia, se voce quiser visitar uma casa tipicamente georgiana e que ainda mantem a maioria das caracteristicas originais, voce pode visitar a Georgian House (7 Charlotte Square - EH2 4DR).

Imagem daqui.

Imagem daqui.

Mais informacoes, aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal a série "Edinburgh", Dé.
Mas você poderia fazer um post curto sobre a degustação de wisky, os puro malt, as regiões onde são produzidos, e aquele que você mais apreciou. Você não tirou nenhuma foto daquele monumento gótico no centro da praça? Se tirou, podia postar também...parece-me ser um marco importante da cidade..
Beijos.