27 de setembro de 2011

Edinburgh II

Bom, a gente foi para Edinburgh de trem. Fomos de East Coast e eu achei que valeu muito a pena. Primeiro: foi mais barato do que de aviao (mesmo se fosse EasyJet ou similar) e 4 horas para ir e 4h20m pra voltar. Aih voce me fala: mas 4h dentro de um trem? Entao, mas nao eh tao ruim e se voce fosse de aviao, tinha que chegar com 2 horas de antecedencia no aeroporto, passar pela seguranca, fora todo o tempo que leva para chegar no aeroporto, que eh sempre longe e com o metro sempre em obras (principalmente de fim de semana), achei que valeu muito a pena. E olha: pontualidade britanica mesmo! Entao, eu recomendo. Leva um livro bom, uns snacks, musiquinha e ta tudo bem :)
Ah e fora que a estacao do trem la em Edinburgh eh bem no centro, entao, super facil de se localizar e dependendo do hotel, nem precisa pegar taxi nem outro transporte - que foi o nosso caso. 


Aos passeios. Ja falei do Castelo e da Calton Hill. Nos tambem fomos ao Royal Palace, que eh a residencia oficial da rainha quando ela vai para Edinburgh. O Palacio eh super bonito, tem uma historia super interessante e um cafe do lado da lojinha que eh uma delicia :)
O Palacio tambem tem um jardim maravilhoso e uma catedral em ruinas. Vale a pena!


Ruina da Catedral com o Arthur's Seat atras

Uma das coisas que eu achei super legal foi o Mary King's Close. Edinburgh se desenvolveu a partir da Royal Mile (que eh a rua principal no centro da cidade). Perpendicular `a Royal Mile e ligando esta ao Lago Nor' (Nor' Loch) corriam as chamadas closes, que eram vielas muito estreitas (1,5m, no maximo 2m de largura) entre os conjuntos de casas. Nessas vielas, voce tinha a porta de entrada das casas e era onde as pessoas faziam o mercado para vender seus produtos. Entao imagine um corredor de no maximo 2m de largura, onde as paredes na verdade sao as fachadas das casas, que podiam chegar a uma altura de ate 7 andares e onde acontece um mercado de rua. Uma fotinho pra ilustrar:

Foto daqui.

E alem de tudo, nessas vielas era onde todo o esgoto era jogado e escorria ate o Lago (nojento, eu sei). Mas enfim, um ambiente desses foi perfeito para a Peste se instalar e, no seculo XVII, o governo resolveu fechar esses closes. Entao, o Mary King's close esta enterrado embaixo da cidade hoje em dia e o passeio consiste em um tour subterraneo. Eh logico que existem milhares de historias de fantasmas e dizem ate que quando o governo resolveu fechar os closes, muita gente foi deixada la para morrer. Eu hein??? hehe
Mas para quem gosta de historia, eh um passeio super divertido e eu adorei! Entrem no site para saber mais!

Nos tambem fomos ate Dean Village que eh um bairro super charmoso, com lojinhas e cafes interessantes. 


E pra fechar com chave de ouro, fomos degustar whisky!!! hehe
Eu nunca gostei de whisky e alias, quem me conhece sabe que eu sou mega fraca pra bebida. Uma taca de vinho e eu ja fico trilili. Eu fui pela experiencia mesmo e sabe que eu achei super legal? Adorei experimentar os whiskys, aprendi mais sobre a bebida e sai de la alegrinha, alegrinha :) quer coisa melhor??? :)






Um comentário:

Nadja G. disse...

Nossa, que belas fotos!! A Escócia deve ser fantástica, tá no meu TOP3 de lugares pra conhecer!

Beijos