25 de fevereiro de 2011

Volta aos clássicos

Então que depois de um período lendo uns livros bem ruinzinhos - o último bom que li foi Lolita no fim do ano passado - resolvi voltar para os os clássicos e estou lendo Oscar Wilde - The major Works, que inclui "O retrato de Dorian Gray", que eu acho que é a obra mais conhecida de Wilde. Eu já tinha lido a história, em inglês inclusive, quando fazia curso de inglês na Cultura Inglesa. Oscar Wilde é um gênio, estou completamente apaixonada por ele. Sua ironia é tão típica dos ingleses e sua maneira de contar histórias - falando da decadência da alma humana, mas com um tom não tão sério, bem sutilmente - é perfeita. Então, nesse momento cheguei ao retrato de Dorian Gray e óbvio, estou lendo novamente. O personagem Lord Henry, na minha humilde opinião, é o melhor, com frases clássicas e de uma atitude totalmente não politicamente correta, mas ao mesmo tempo tão honesta, que é de tirar o chapéu. E me deu vontade de reproduzir um trecho pra vocês, só pra vocês terem um gostinho e vai que desperta a vontade de ler Oscar Wilde...  


Lord Henry respondendo à Dorian Gray se ele era tão má influência quanto Basil tinha falado:
"There is no such thing as a good influence, Mr Gray. All influence is immoral - immoral from the scientific point of view."
"Why?"
"Because to influence a person is to give him one's own soul. He does not think his natural thoughts, or burn with his natural passions. His virtues are not real to him. His sins, if there are such things as sins, are borrowed. He becomes an echo of some one else's music, an actor of a part that has not been written for him. The aim in life is self-development. To realise one's nature perfectly - that is what each of us is here for." 

Nenhum comentário: