12 de fevereiro de 2011

Crise, que crise?

Na quinta aconteceu mais um leilão da Sotheby's e dessa vez a obra de arte a causar surpresa foi um Bacon que estava estimado em £7 ou £9 milhões, mas foi vendido por £15.5 milhões. Os três estudos para um retrato de Lucian Freud (outro artista britânico super famoso) não era exibida desde 1965 e pertencia a uma coleção particular. Engraçado que apenas 4 retratos de Freud pintados por Bacon foram leiloados nos últimos 20 anos. No último leilão, em 2003, o conjunto (também de 3 retratos) foi vendido por £2.2 milhões. Mas desde então, o preço de um Bacon aumentou consideravelmente e em Maio de 2008, um conjunto grande de 3 retratos foi vendido por £44 milhões. Ao que parece, o mercado das obras de Bacon estava meio incerto desde o "credit crunch", mas em 2008 uma de suas obras foi vendida por £14 milhões, então a Sotheby's consideravam de £7 a £9 milhões para esse conjunto leiloado na quinta, uma quantia aceitável. Acho que eles nunca esperavam que fosse atingir os £15 milhões. Como referência, entre as cinco obras mais caras vendidas no ano passado estão: um Picasso, por £68 milhões; uma escultura do Giacometti, por £65 milhões; um vaso chinês, por £51.6 milhões; um Warhol, por £39 milhões e um Turner, por £29.7 milhões.

Se essas obras valem tudo isso já é outra questão, mas se tem gente que paga... Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Bacon... eu acho que suas obras são de uma expressão inconfundível e que ele consegue passar exatamente o que quer através delas. O problema é o que ele passa... para mim, é um medo danado! hahaha

Dentre as obras mais caras vendidas o ano passado, acho que a única que não merece nem metade do preço que conseguiu é o Warhol. Não sou nem um pouco fã dele e não consigo entender seu sucesso, mas de novo... quem sou eu pra falar qualquer coisa, né? hehehe



Artigos daqui, daqui e daqui.

Nenhum comentário: