24 de fevereiro de 2013

Pensando na vida

Toda vez que eu leio no jornal sobre a crise mundial, sobre demissões em massa de grandes companhias, que essa geração não vai ter dinheiro nunca pra conseguir comprar uma casa (pelo menos aqui em Londres), fico pensando que merda, sabe? A pessoa estuda, tem um emprego bom, mas os preços são absurdos. 
Outro dia, no trabalho, eu estava conversando com meus colegas. Um deles, durante a universidade morava em outra cidade e, por isso, não morava com os pais. Quando acabou a universidade, ele voltou pra Londres e a morar com os pais. Acho que porque é mais barato, ele continua morando com os pais até hoje (faz uns 3 anos) e reclama muito e fala muito que gostaria de ter um lugar só pra ele. Mas os preços estão absurdos e ele, ganhando um salário não muito bom, mas melhor do que muita gente, preferia tentar economizar para, quem sabe por um milagre, conseguir comprar um apartamento. Mas, uma coisa que eu achei interessante é que ele paga aluguel pros pais! A mãe, há muito tempo não cozinha para ele. Ele compra todos os ingredientes e ele cozinha pra ele mesmo. Ele tem as tarefas que ele precisa fazer para ajudar na limpeza da casa. Achei isso, apesar de meio duro pra gente - que família no Brasil ia obrigar o filho a pagar aluguel morando com eles? Eu não conheço, e olha que conheço várias pessoas que já passaram dos 30 e continuam morando com os pais e não pagam nada! - uma ótima idéia, principalmente se o filho tem um emprego (mesmo que não seja um Empreeeego). 
Meu outro colega, também disse que vai devolver cada centavo que usou da mãe para pagar a faculdade. Putz, daí eu fiquei mal, porque meu pai pagou minha faculdade e eu nunca devolvi o dinheiro pra ele! haha
Mas acho que os ingleses tem uma relação com dinheiro e com filhos muito diferente de nós, brasileiros. Olha, essa é minha opinião, baseada na minha experiência, tá? Mas assim, o que eu sinto, é que os ingleses são muito mais independentes dos seus pais. Isso, acho que resulta em pessoas menos acomodadas em vários sentidos. É óbvio que conheço muitos brasileiros que ralaram desde sempre e conquistaram muitas coisas sem a ajuda dos pais. E eu realmente admiro essas pessoas. Mas tô falando mais num sentido de dinâmica familiar mesmo. Acho que poucas famílias no Brasil cobrariam aluguel do filho se eles pudessem arcar com essas despesas, entendem? Ou melhor, poucas famílias no Brasil iriam ter uma atitude assim: você é um ser adulto, com trabalhos e responsabilidades de adultos e por isso, deve ser tratado como tal. 

3 comentários:

Helô Righetto disse...

eu tbem conheço gente q paga aluguel para os pais aqui, e achei sensacional. tenho vários amigos q demoraram um monte pra sair de casa pq falavam justamente isso "pra q vou sair se aqui tenho tudo?" sempre achei 1 absurdo e sempre chamei essa turma de amigos de parasitas. Outra coisa daqui é q boa parte da galeria q conheço pegou dinheiro emprestado do governo pra fazer faculdade, é raro ter alguém q foi os pais q pagaram - aí eles ralam pra pagar depois. Acho muito interessante essa dinâmica de que, ficou adulto, cada um por si! no brasil a classe média é muito mamata (inclusive eu, tenho q admitir, até carro do pai ganhei!)

Chris disse...

Eh uma questao cultural, ne? Na Inglaterra - e outros paises Europeus (mas nao todos) - o povo sabe o valor das coisas ha seculos. Ter passado por varias guerras ajuda bastante tambem.

Apesar de minha vida ter sido "tranquila", com minha mae ajudando bastante, sempre fiz questao de ter meu dinheiro, comecei a trabalhar aos 14 para nao ter que ganhar mesada, paguei minha faculdade e talz, mas pra ser sincera, nao sei o que faria com minhas filhas. Ok, nao vou dar moleza, mas tb nao quero que elas se privem de faculdade porque nao vao conseguir pagar porque emprego esta dificil, saca? Pagaria faculdade, mas nao daria carro. Ajudaria na comida, mas nao daria grana pra roupa de marca... O exercicio maior tem que comecar com o pai, porque ele acha legal dar mil presentes, pagar tudo...

Isabela Herbetta disse...

Sobre a geração de hoje estar "fadada" a ser mais pobre que seus pais acho que é fato, e triste.. É tudo tão caro e absurdo. Sem ajuda da família+economias+financiamento a perder de vista (mesmo) seria impossível de comprar apto pra mim e pro noivo! E sobre a dinâmica familiar, não sei se um dia chegaremos nesse esquema europeu, mas acho q temos muito oq aprender sim! Depois q voltei da Australia encarei morar com minha mãe de forma totalmente diferente, pagando contas etc. Mas sempre rola um comodismo sim.