1 de fevereiro de 2013

Manet na Royal Academy

Sábado passado fui à exposição do Manet na Royal Academy. Não tenho pretensão nenhuma de fazer uma critic review aqui, hein? Só queria deixar as impressões que eu tive!

Manet é considerado o pai da arte moderna. Na verdade, o Musée D'Orsay vai ainda mais longe e o define como "O homem que inventou a Arte Moderna". Reproduzindo as cenas cotidianas da vida parisiense, foi muito criticado e ridicularizado em sua época, mas é justamente por isso que é tão celebrado hoje. O título da exposição é: Manet, Portraying Life - que é um aspecto pouco explorado em exibições na Inglaterra e traz ao mesmo tempo, o retrato de um lado e as cenas da vida contemporânea do outro. Ele põe as pessoas retratadas como atores em suas telas e, algumas vezes, seus "objetos" estão até de costas, ou olhando pra outro lado, o que foi novidade na época.
Suas pinceladas bruscas e rápidas tem bastante a ver com o Impressionismo, mas a impressão que eu tive é que os quadros estavam sempre inacabados. Nem por isso é menos bonito ou tocante. Um dos quadros que me chamou mais atenção foi o de Berthe Morisot de luto. Principalmente quando você vê dois retratos dela juntos: o "normal" e o dela sofrendo pela perda do pai. É tão triste, mas tão bonito, é poesia. E eu paro por aqui, na minha breve descrição da exposição. Acho que as imagens falam mais...


via


via



3 comentários:

Anônimo disse...

Conheço muito pouco Manet. Mas, conheço algumas obras. Quando você me falou dessa exposição, a primeira imagem que me veio à mente foi a do menino flautista (acho). Não sabia, porém, da extensão da importância dele na arte moderna. Gostei.

Isabela Herbetta disse...

Que lindo, não conhecia esses retratos... Acho que o que gosto do Manet (não que eu seja uma profunda conhecedora heheh) é isso que você falou, das pessoas serem como atores nos quadros deles. Parece que tem sempre uma história por trás, algo acontecendo, um mundinho de verdade do outro lado da tela... Além de ser simplesmente lindo é claro ;) Bjs!

Graziela disse...

De' fiquei com vontade de ver e olha que nao conheco quase nada e Manet.
Esse quadro do luto me instigou.
Adorei o post.
Abracos
Gra'