6 de abril de 2011

Miró na Tate

Estou bem feliz que a partir do dia 14 de Abril Miró estará na Tate Modern... 


Miró é um dos artistas que eu mais gosto. Tive a oportunidade de ver algumas de suas obras em Barcelona, na Fundação Miró, que, por sinal fica em um prédio bem bacana. O curador da exposição na Tate disse que a exposição apresentará a vertente política na arte de Miró. Acho que vai ser bacana, principalmente porque muitas das obras expostas, nunca foram exibidas no Reino Unido antes. Mas acho que concordo com o crítico desse artigo do Telegraph que ainda não se convenceu da carreira do artista ser apresentada pelo vértice político e ele pergunta: sim, ele viveu períodos turbulentos, mas isso significa que nós temos que considerar sua arte uma interpretação desses períodos? O que há de errado em apreciar a arte puramente pela arte? E é isso que eu acho também. Uma obra de arte não precisa ser engajada. Acho que para uma obra ser considerada de arte, ela precisa apenas nos emocionar. E Miró faz isso divinamente!


Joan Miró: The Ladder of Escape - Tate Modern, de 14 de Abril a 11 de Setembro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu post.
Miró não é muito minha praia, mas já compramos posters dele. Há até um na minha sla. Surreal por surreal, sou mais Dali.
Mas, você tem razão. Arte engajada só é boa se é arte. Picasso (quem não se emociona com Guarnica?), Portinari (quem não se emociona com Retirantes) e por aí vai...
Continue comentando sobre exposições e sobre a vida aí.
Beijos.