16 de fevereiro de 2014

Livro: Jeeves and Wooster - Right ho, Jeeves and other stories

O livro é uma coleção de pequenos contos com os personagens Jeeves e Wooster, sendo Wooster, um jovem aristocrata e Jeeves seu mordomo fiel, de P. G. Wodehouse. O livro é leve e seu autor foi considerado pelo Times como "um gênio da comédia reconhecido durante sua vida como um clássico e um mestre da farsa". 
Os contos tem quase sempre a mesma temática: Wooster, o aristocrata meio indiferente, meio fraco intelectualmente, está em apuros e Jeeves aparece com um plano brilhante para tirá-lo da situação desconfortável. Como disse, o livro é leve e a leitura é relativamente fácil (mas o autor usa umas abreviaturas que não são muito fáceis de decifrar às vezes), mas é um jeito brilhante de entender um pouco do humor inglês - é cheio de sarcasmo e ironia. 
Seus contos foram transformados em um série de TV entre 1990 e 1993, estrelando Hugh Laurie como Wooster e Stephen Fry como Jeeves, que foi um grande sucesso. Eu assisti
alguns episódios logo que cheguei aqui, em 2010 e, sinceramente, não achei muita graça. Acho que agora, com mais anos experimentando o jeito inglês de ser, entendendo melhor o contexto e depois de ler o livro, com certeza vou gostar mais da série.

Nenhum comentário: