15 de novembro de 2011

Savile Row

Tem algumas coisas que voce le, ve ou presencia que voce pensa: "so poderia ser na Inglaterra ou em Londres". Eu acho super legal, porque eh uma coisa de tradicao, de heranca (no sentido de ser passado de geracao para geracao) ou simplesmente de uma cultura que eh tao diferente do que a gente ve hoje em dia. Uma cultura que vai contra a pressa, o made in China e a producao em massa. A Savile Row eh uma rua em Mayfair (um dos bairros centrais de Londres) famosa pelas lojas de ternos. Eh uma rua para os gentlemen*. Mas nao eh qualquer loja de terno. Sao lojas que tem, em seus poroes, atelies, onde os ternos sao feitos, sob medida. A pura e simples (ou nem tao simples) alfaiataria. Onde os mais habilidosos alfaiates dedicam seu tempo a cortar, montar e costurar um terno e seus acessorios. Ok, eu sei que nao eh qualquer pessoa que pode comprar um terno da Savile Row (eu nem sei quanto custa um terno por la, mas sei que eh muito, muito alem do que o meu orcamento permitiria - se eu fosse homem... haha). E eu sou a favor de uma moda democratica e de bom gosto. Mas eu acho que o que esses alfaiates fazem eh quase arte nos dias de hoje. Eh algo que a gente, de certa forma, perdeu... Mas enfim, outra rua para gentlemen eh a Jermyn Street. Mas essa ja tem lojas mais populares, de redes, tipo TM Lewin e Hawes & Curtis


Ah! Muitos dos alfaiates/lojas da Savile Row tem seus blogs e dao dicas de varios produtos, mostram o processo para se fazer um terno, etc. Alguns deles sao: Anderson & Sheppard, Timothy Everest (lojas) e o Jeffery Diduch (alfaiate).


*Na minha cabeca, um gentleman eh um homem de uns 35, 40 anos que veste terno, relogio de bolso, chapeu e geralmente tem bigode. Existe tambem, na Jermyn Street, uma loja que vende produtos de barbearia: cremes, pinceis (?) de barbear, espelhos, esponjas, etc. 





Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui em São Carlos, temos o Taim, que já vestiu senadores e presidentes (hahahaha). Muito legal que Londres não se curve, como faz hoje (praticamente) todo oresto do mundo. É arte mesmo. Mas, como todo produto artesanal, é caro.