31 de agosto de 2011

A arquitetura e eu

Com a correria do dia-a-dia e os caminhos que a vida nos impoe, muitas vezes eu me esqueco porque eu resolvi ser arquiteta. E o que me fascina tanto para me fazer continuar nessa profissao. Mas daih, eu me deparo com um projeto como o esse aqui e eu lembro. A principio, um projeto simples, nada de mais. Mas o espaco da sala me conquistou (mesmo que o resto do apartamento nao seja muito do meu gosto). O jeito como a luz natural se mistura com o ambiente, como sombreia os moveis e como se integra com a iluminacao artificial. A linha curva do gesso no teto, que dialoga com a escada e com a outra parede na qual se apoia. Obvio que nao eh perfeito. Varias coisas ali me deixam "de cabelo em pe", mas na sua imperfeicao, o ambiente eh perfeito. E me faz querer desenhar e "croquizar" e brincar com as linhas, tentando criar espacos criativos, atrativos... Perfeitos. Perfeitos no papel, claro. Eu acho que eh praticamente impossivel um projeto sair na realidade, o que se previa no papel. E eh por isso que eu gosto tanto da teoria e da historia da arquitetura. Porque os arquitetos tem tantas ideias, tantos conceitos, eh tao bonito... a historia por tras de cada projeto eh tao bonita, mas daih vem a realidade. E nem sempre eh tao bonita quanto a ideia. E somente os bravos conseguem concluir o processo. 

26 de agosto de 2011

Coisas da Inglaterra/Londres

As vezes eu leio uma materia no jornal ou pela propria experiencia de morar aqui e penso: nossa, como eh diferente do Brasil! ou pelo menos do MEU Brasil (meu no sentido da minha experiencia). Daih eu resolvi por conta da falta de inspiracao que toma conta do meu ser ultimamente que talvez muita gente que nunca veio pra ca possa se interessar em saber algumas diferencas entre aqui e o Brasil. De costumes, comidas, habitos, etc... Entao aqui vai...


A primeira coisa que eu levei um susto quando cheguei aqui: cozinha e banheiro nao tem ralo (banheiro soh tem ralo na banheira ou box). Entao, imagina eu, que venho de uma familia de italianos onde a minha voh materna buscava a mangueira la do quintal pra lavar o banheiro e jogar aquela agua pra limpar o chao e esfregar pra tirar todo o encardido, chegando aqui, num apartamento recem reformado, sem poder tacar uma agua no chao pra limpar. Mas, pelo menos, o chao era de porcelanato. Porque em muitas casas antigas, o chao do banheiro e da cozinha, era de carpete! CAR.PE.TE!!! Entao assim... meu lado Polyana falou mais alto e eu resolvi que a falta de ralo era o de menos. 


Outra coisa eh batata frita de pacotinho. Eh, dessas tipo Ruffles ou Pringles pros mais finos... A abundancia de pacotes de batata frita nos supermercados/vendinhas eh impressionante. Serio, no meio da tarde, bateu aquela fominha? Compra um pacote de batata. No almoco, junto com o sanduiche de ovo e maionese? Batata frita. Qualquer hora do dia? Batata frita! E voce pode escolher entre milhares de sabores, desde o tradicional Salt (soh um salzinho) ate sei la... camarao ou frango! Eu nao tenho o habito de comer batata frita, mas as vezes da uma vontade... Ainda mais na hora do almoco aqui no escritorio: eu com a minha saladinha e peito de frango (preparados em casa, tudo natureba pra nao engordar/aumentar o colesterol) e o cara do meu lado com um baita sanduiche cheiroso do subway (tem um do lado do meu escritorio) e um pacote de batatinha frita!! Eh de chorar! hahaha


O habito da leitura. Eh soh voce andar por aih na hora do rush que voce ve 99% das pessoas lendo. Pode ser um livro, pode ser um jornal desses que sao distribuidos diariamente de graca, pode ser uma revista - 99% das pessoas ao seu redor estarao lendo. Eu acho isso o maximo. E como andar no metro ou no onibus todo dia por no minimo meia-hora sem fazer nada eh um saco, eu ja me habituei a sempre ter algo em maos pra ler! E quando nao pego o jornal na entrada do metro, sempre me arrependo! 


Alguem aih tem mais alguma coisa???

22 de agosto de 2011

Entre o novo e o velho... oh duvida cruel!

A noticia desse post eh uma pouco velha... eu estava guardando esse texto pra uma outra coisa, mas ja que nao rolou, vou postar aqui mesmo :)



Sabe dessas coisas que existem ha muitos anos e de tao simples, entram no nosso imaginario como se existissem ha milenios e a gente nao consegue pensar em nada diferente? Pois entao, o atual mapa do metro de Londres eh uma dessas coisas que eu achava que existia desde sempre, nunca dei muita atencao, mas a primeira versao desse mapa eh de 1930. Acho que me sentia assim porque o mapa eh simples, facil de ler e entender e com uma selecao de cores bem bacana. So que nao eh geograficamente preciso (principalmente depois que varias linhas novas entraram em circulacao). Entao o designer Mark Noad resolveu fazer a sua versao para o mapa do metro e acabou gerando uma polemica danada! O desenho original, do designer Harry Beck, foi atualizado pela ultima vez em 1960. Desde entao, o metro ganhou muitas outras linhas e o desenho do mapa foi se adaptando sem perder o design original. O que Noad aponta eh que o design antigo nao guarda nenhuma ou quase nenhuma relacao com a realidade. E que o novo desenho eh mais preciso na relacao com as distancias reais entre as estacoes. Os ingleses, como bons conservadores que sao, estao idignados com essa nova ideia! Na minha opiniao, o design do mapa atual eh um classico! Eh facil de entender, de se localizar, tem cores interessantes, que prendem a nossa atencao. Eu nao acho que o mapa do metro deva ser uma copia fiel da realidade, mesmo porque, eh para isso que existem os mapas da cidade, certo? Mas tambem nao acho que a ideia deve ser descartada. Na verdade, acho que deveriam disponibilizar os dois mapas e a pessoa escolhe qual usar. E ninguem precisa ficar nervoso! :)

16 de agosto de 2011

Na minha epoca...

Outro dia me peguei procurando loucamente musicas do Trem da Alegria pra ouvir. Tudo isso porque a @micastino do Samba de Gringo comecou a postar varios videos deles no twitter. Daih hoje vi esse post aqui e me inspirei. Como eu acho que naquela epoca (leia-se minha infancia) tudo era muito melhor (hehe), resolvi fazer um post com algumas das coisas que marcaram a minha infancia. Eu sei, eu sei que voces devem receber esses emails de coisas dos anos 80 o tempo todo, mas e daih, ne??? Essa eh a minha lista :)


Bom, nem preciso dizer que Justin Bieber nao ta com nada e o que eu gostava mesmo era Trem da Alegria. Principalmente essa musica aqui:



Mas passei por varias fases: Menudos, Xuxa, New Kids on the Block...


Nada de Ben 10! O que eu gostava de assistir era He-Man, She-Ha, Thundercats, Caverna do Dragao, Pequeno Ponei, Cavalo de Fogo, Smurfs, Ursinhos Carinhosos...



Bala chita, soft, bisnaguinha seven boys, pirulito em forma de chupeta (vermelho que de tao doce dava no na orelha), chocolate surpresa (com a figura de um animal), choquito e Lollo, dadinho, guarana xereta (meu vo fazia estoque na garagem... haha)... 


Fogao Bankuka, carro rosa metalico da barbie, a regua que voce batia no pulso e virava pulseira, boneca chuquinha, La Le Li Lo Lu Patinadora, carro dos ursinhos carinhosos, pogobol, pular elastico, amarelinha, pular corda...


E voces? Me ajudam? O que voces lembram da infancia??


14 de agosto de 2011

Don Quixote

No post anterior eu disse que ia falar mais sobre o ballet que fui assistir na Royal Opera House (quero fazer um post sobre a ROH também, mas será uma outra hora, bare with me). Eu fui assistir Don Quixote, baseado no livro homônimo de Cervantes. O ballet é em grande parte baseado em apenas dois capítulos do livro. O roteiro pode ser visto na Wikipedia, então, vou poupá-los... mas a parte que eu mais gosto é quando Don Quixote está na floresta e sonha, no terceiro ato. Esse ato tem a sequência das dríades, que eu considero uma das partes mais lindas de todos os ballets que eu já vi e o solo da rainha das dríades é maravilhoso. Mas o ballet, em geral, é ótimo, vibrante, a música é excelente e te passa uma energia boa. Então, mais do que palavras, coloquei dois vídeos, o primeiro é da Kitri (no quarto ato) e é a mesma bailarina que eu vi dançar. O segundo é das dríades.




9 de agosto de 2011

Tudo junto, ao mesmo tempo, agora

Me desculpem minha ausencia. Mas alem de nao ter acontecido nada de muito interessante, a semana passada foi uma loucura e nao deu nem pra contar o pouco que aconteceu. 
Na quarta fomos assistir o ballet Don Quixote na Royal Opera House. Eu ainda quero fazer um post decente sobre isso, entao vou falar so o seguinte: foi maravilhoso e toda vez que vou `a Royal Opera House eu me surpreendo com a sua beleza!
Nos outros dias, muito trabalho e a mulher que trabalha comigo me dando um hard time a ponto de me fazer explodir na sexta-feira. Nada drastico, mas quem me conhece sabe que eu sou super calma e easy going e pra me tirar do serio, demoooora... mas enfim, agora esta tudo mais ou menos bem, mas ela continua uma chata de galocha! Eu soh quero fazer meu trabalho, da melhor maneira possivel e aprender! Tenho muita coisa pra aprender ainda e nunca neguei isso! Agora, nao vem querer me culpar pela sua incopetencia! Mas enfim... ja passou e eu nao vou me prolongar porque aqui nesse blog eu quero eh falar de coisas boas e interessantes! :)
O que infelizmente nao eh o assunto a seguir, mas quero comentar...
As riots aqui em Londres estao me dando medo. Ontem eles colocaram fogo em um carro perto de onde eu moro. Bem caotico... eu sei que o buraco eh bem mais embaixo, e assim, ate acho que as vezes, o protesto eh necessario. Mas SEM VIOLENCIA! Mas ao mesmo tempo, sera que chamaria a atencao do governo se nao fosse exatamente do jeito que esta acontecendo? Olha, eu nao estou incitando violencia, hein gente? Mas essa eh a maneira mais rapida e eficiente de chamar a atencao. Mas uma coisa eh lutar por alguma causa, outra eh incitar a violencia e badernar, o que eu acho que agora eh o caso. Enfim, acho que o governo precisa agir urgentemente, TODOS os principais governantes de ferias, que historia eh essa, minha gente??? Nao da pra tolerar mais essa situacao. E vamos torcer pra essa situacao melhorar logo. Londres nao merece.

1 de agosto de 2011

Geffrye Museum

Sabado fizemos um programinha bem bacana. Aproveitamos o solzinho e andamos de casa ate o The Geffrye: Museum of the Home. O predio do museu foi construido em 1716 pela Companhia de Ferragens com doacao de Sir Robert Geffrye (que foi Master da Companhia duas vezes e prefeito de Londres) e abrigou pessoas pobres e/ou idosas por mais ou menos 200 anos. No comeco do seculo XX, Shoreditch (onde o museu se situa) se tornou uma das areas mais populosas e insalubres de Londres e a Companhia resolveu vender o predio e realocar as pessoas em outro lugar. Depois de uma peticao contra a demolicao do lugar, o predio se tornou o Geffrye Museum, que foi inaugurado em 1914. O Museu retrata o estilo das salas (living rooms) da classe media inglesa. As suas colecoes de mobiliario, tecidos, pituras e artes decorativas sao exibidas em uma serie de salas que abrangem desde 1600 ate os dias atuais. 


"A mostra leva o visitante a um passeio atraves do tempo, do seculo XVII com carvalho e paineis, alem do esplendor refinado do periodo georgiano e o estilo elevado dos vitorianos, para a modernidade do seculo XX, como visto em um flat do de 1930, um quarto do meio do seculo no 'estilo contemporaneo' e um espaco de morar (traducao livre) em um deposito convertido". 


A exposicao permanente tem entrada gratuita, mas ate final de Agosto esta acontecendo uma outra exposicao, sobre a casa da classe media japonesa e essa custa £5. Alem da exposicao, os jardins que envolvem o predio sao lindos e a gente ficou sentado um tempao apreciando o solzinho na cara :) e eu aproveitei e tirei umas fotinhos, de qualidade duvidosa, mas tudo bem (gracas ao celular que tem camera e a cachola que lembrou de tirar fotos de alguma coisa nessa vida!).


Escrivaninha da sala em 1695.
Lareira na sala em 1790.

A sala que eu mais gostei: 1830.



Sala de 1965.
Geffrye Museum: 136 Kingsland Road, Shoreditch - E2 8EA